80% dos brasileiros são contra homens biológicos em espaços femininos, diz pesquisa

  • 24/03/2025
80% dos brasileiros são contra homens biológicos em espaços femininos, diz pesquisa
80% dos brasileiros são contra homens biológicos em espaços femininos, diz pesquisa (Foto: Reprodução)

Um recente estudo realizado pela empresa IRG Pesquisa, a pedido da Associação Mátria, revelou que mais de 80% dos brasileiros são contrários à autodeclaração de gênero por homens que se identificam como mulheres para acessar banheiros, presídios, vestiários e esportes femininos.

Além disso, a pesquisa também revelou que quase 90% da população não concorda com o uso de linguagem neutra em políticas públicas e documentos oficiais.

O levantamento foi realizado com 1.100 pessoas maiores de 16 anos e será apresentado no XI Congresso da WAPOR Latinoamérica.

Segundo os dados mais relevantes, 81,4% dos entrevistados discordaram do uso da autodeclaração para entrada em banheiros femininos e 81% rejeitaram a presença de homens que se dizem mulheres em presídios femininos. Já 78,5% se opuseram à participação de homens em esportes femininos.

Em relação à linguagem oficial, 89,8% dos brasileiros são contra substituir o termo “mãe” por “pessoa que gesta” e o mesmo percentual rejeita a troca de “mulher” por “pessoa que menstrua”, termos que já são utilizados pelo Ministério da Saúde.

O Antagonista informou que o Supremo Tribunal Federal chegou a discutir o tema em 2024, decidindo pela inclusão do termo “parturiente” ao lado de “mãe” em documentos como a Declaração de Nascido Vivo, após pedido do Partido dos Trabalhadores.

‘Percepções da sociedade’

A pesquisa também revelou que há uma grande confusão em relação aos critérios atuais para o acesso aos espaços femininos.

Em 2018, o STF decidiu que a autodeclaração era suficiente para a mudança de gênero nos registros civis. Porém, muitos entrevistados ainda acreditam que são exigidos laudos médicos ou cirurgias.

Ao serem questionados sobre o que significa ser uma “mulher trans”, 61% não souberam responder corretamente. A maioria confundiu o conceito com mulheres lésbicas ou pessoas com comportamentos masculinos.

O estudo também destacou os benefícios sociais, onde 52,6% foram contrários à licença-maternidade para homens que se identificam como mulheres. Quanto às cotas para trans em concursos e universidades públicas, 50,2% discordam e apenas 24,7% demonstraram apoio à medida.

Para a maioria dos brasileiros (75,3%), as mulheres que criticam as políticas de autodeclaração de gênero não são preconceituosas, o que contradiz decisões judiciais recentes contra críticas ao assunto.

Contudo, a rejeição às políticas de identidade de gênero mostrou correlação com fatores como voto, sexo e condição parental.

Entre os que votaram em Jair Bolsonaro em 2022, 95,6% são contrários à autodeclaração para acesso a espaços femininos. 

Já entre os eleitores de Lula, o índice também é alto: 67,8%. Homens rejeitam mais (85,5%) do que mulheres (77,4%), e pessoas com filhos discordam mais (83,9%) do que aquelas sem filhos (74,8%).

Celina Lazzari, diretora da Mátria, explicou que o objetivo da pesquisa foi oferecer recursos para decisões públicas e privadas, além de aprimorar o debate sobre sexo e identidade de gênero no Brasil. 

“Queríamos dados reais sobre a percepção da sociedade”, disse ela.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/80-dos-brasileiros-sao-contra-homens-biologicos-em-espacos-femininos-diz-pesquisa.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Borboleta de Deus

Voz da Verdade

top2
2. Fica Tranquila

Antonia Gomes

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Bom Samaritano

Anderson Freire

top5
5. Só Deus

Irmão Lazrao

Anunciantes