Projeto de lei inclui defesa da vida desde a concepção no currículo escolar

  • 27/11/2025
Projeto de lei inclui defesa da vida desde a concepção no currículo escolar
Projeto de lei inclui defesa da vida desde a concepção no currículo escolar (Foto: Reprodução)

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou, nesta quarta-feira (26), a inclusão, no currículo da educação básica – da primeira infância até o final do ensino médio – de conteúdos voltados à prevenção da violência contra a pessoa em todas as fases da vida, desde o nascituro até a pessoa idosa.

Nascituro é o ser humano que ainda está no ventre materno, ou seja, aquele que ainda vai nascer.

A medida está prevista no Projeto de Lei 967/2024, de autoria do senador Marcos do Val (Podemos-ES), com relatoria do senador Eduardo Girão (Novo-CE).

Agora, o texto segue para análise na Comissão de Educação (CE) do Senado.

Conscientizar crianças e adolescentes

A proposta modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incluir esses conteúdos no currículo escolar, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da vida humana desde a concepção.

“Trata-se de medida fundamental para ampliar o conhecimento sobre a fase intrauterina da vida humana, ampliando o entendimento de que a defesa da vida, direito humano maior e inalienável, começa desde aquele momento”, defendeu Girão, que considerou o projeto uma proposta “pró-vida”.

(Foto: Reprodução)

Senador Eduardo Girão (Novo-CE). (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

O texto estabelece que o tema seja abordado em diferentes disciplinas, permitindo múltiplas perspectivas, sempre em conformidade com a legislação vigente e utilizando materiais didáticos adequados a cada faixa etária.

Etapas da vida

Girão apresentou uma emenda de redação para substituir a expressão original “da fecundação ao nascimento” por “do nascituro à pessoa idosa”.

Ele também acolheu a sugestão do senador Flávio Arns (PSB-PR) de acrescentar a expressão “em todas as etapas da vida”.

O relator ressaltou que o projeto está em conformidade com a Constituição, o Código Civil e tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, como a Convenção Americana sobre Direitos Humanos e a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Segundo ele, a legislação brasileira reconhece os direitos do nascituro, e cabe ao Estado promover uma cultura de valorização da vida desde a concepção.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/projeto-de-lei-inclui-defesa-da-vida-desde-concepcao-no-curriculo-escolar.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Para Pedido de Oração ou Louvores entre em contato conosco - whatsapp 62 9480-8232 Pastora Carminha Diretora Geral

Top 5

top1
1. Borboleta de Deus

Voz da Verdade

top2
2. Fica Tranquila

Antonia Gomes

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Bom Samaritano

Anderson Freire

top5
5. Só Deus

Irmão Lazrao

Anunciantes